Sintomas que indicam uma Desordem Capilar
Sintomas que indicam uma desordem capilar
A presença de películas no cabelo (descamação) indicia um sinal de distúrbios mais graves. Podem ser fomentados por vários fatores:
- Má drenagem do sebo;
- Sensibilidade a produtos utilizados no cabelo;
- Fatores climáticos;
- Deficiências orgânicas como por exemplo doenças, acidentes, fadiga, emagrecimento, problemas de ordem psicológica e/ou emocional e alimentação deficiente.
Cuidar do cabelo sem se tratar do couro cabeludo faz com que a sua raiz fique asfixiada provocando a sua queda massiva.
Se as secreções da glândula sebácea envolvem a raiz e a isolam, deixando de se processar a sua alimentação normal através dos vasos sanguíneos, as toxinas instalam-se em redor do folículo capilar fazendo com que o couro cabeludo se torne espesso e sem mobilidade.
No cabelo, manifestam-se sinais evidentes quando há uma alteração do bom funcionamento no nosso organismo, fazendo com que o seu enfraquecimento e respetiva queda seja acentuada.
Outro sinal de alerta é o aparecimento de cabelos finos e fragilizados, indiciando o início do processo de deterioração. No fim do seu ciclo de vida, o cabelo cai e é substituído por outro mais fino que terá uma vida muito mais curta que, à posteriori, cairá dando origem ao nascimento de outro cabelo ainda mais fino…até ao ponto em que a renovação capilar deixa de existir.
Uma queda de cabelo anormal é passível de um tratamento capilar mais intensivo.
Agindo sobre o metabolismo com base em tratamentos locais e modificando o nosso comportamento higiénico-dietético, é possível na maioria dos casos eliminar, evitar ou limitar o estado de uma cabeleira defetiva.
Dr. José Pereira
